Aulas
Garra de Águia
Família Li
Garra de águia ou Shaolin "Fan Tsi Eagle Claw" é um estilo de Wushu (arte marcial milenar tradicional chinesaoriginou-se no norte da China.
As técnicas, como de costume nas artes marciais chinesas, inspiram-se nos elementos da natureza e animais. Garra de águia do norte utiliza-se de golpes rápidos fortes e precisos, porém maleáveis e suaves.
Há diversas técnicas envolvendo torções e quebramentos, chaves e agarramentos em pontos de pressão e imobilização das articulações, usando-se na maioria das vezes as falanges, simulando a garra de uma águia no momento que ataca sua presa. Chutes, chutes aéreos, quedas, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas também fazem parte da extensa lista de técnicas e muitas outras mais. É um estilo que explora cada parte do corpo do praticante, levando-o ao limite e o forçando a superá-lo.
Tai Chi Chuan
Família Li
Tai chi chuan é uma arte marcial interna chinesa.
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação
em movimento.
A relação de yin e yang, os cinco elementos,o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do tai chi chuan escritos pelos mestres orientam a:
-
Vencer o movimento através da quietude
-
Vencer a dureza através da suavidade
-
Vencer o rápido através do lento
Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Cultura Chinesa
Folclore
Dança do Dragão
A Dança do Dragão é importante na cultura e tradição chinesas e se espalhou por toda a China e pelo mundo inteiro. Virou um espetáculo artístico especial nas atividades físicas chinesas. Simboliza trazer boa sorte e prosperidade no ano vindouro a para todos os seres humanos na Terra. De acordo com a antiga história, durante o período de Chun Chiu, a aprendizagem de Artes Marciais Chinesas era muito popular e no tempo extra, a dança do dragão era ensinada também aos estudantes para dar mais incentivo.
Dança do Leão
O leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã em muitas culturas asiáticas. Ele é representado na tradição budista como a montaria de Manjusri. A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietnã, Coreia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios.
A dança do leão é especialmente popular na cultura chinesa, com uma história que remonta a mais de mil anos. Existem vários estilos de dança do leão, mas a mais popular são a nortista e a sulista.